Adeus Viaduto da Perimetral

Hoje, 24 de novenbro de 2013, terá início a demolição do Viaduto da Perimetral, no Rio de Janeiro, para a criação de um “mergulhão” – passagem subterrânea. Como carioca sentirei saudade. Sentirei saudade da vista do viaduto da Perimetral para a Baía de Guanabara e a Ponte Rio-Niterói que me foi tirada para sempre. Era relaxante ter aquela vista. Fico me perguntando qual o prazer em ficar engarrafado em um túnel de 2.579 metros. A estimativa de carros que passavam pelo viaduto é de 40 mil por dia. Será que  as futuras obras darão conta de tantos veículos? Como serão os alagamentos nos dias de chuva forte? #tenso Acredito que “nome é destino” e um “mergulhão” parece anunciar um “túnel alagado”. Espero que não.

O “mergulhão” da Praça XV – primeira etapa da obra –  é um “sucesso”. #sóquenão. Fedido e mal cuidado teve as escadas rolantes vencidas pela violência. Desocupados quebravam propositalmente a escada rolante que levava os pedestres que saltam no ponto de ônibus até a Praça XV. Qual a saída? ‘Desativar’ a escada e deixá-la como uma escada comum. Excelente exemplo de “mobilidade” para aqueles que tem dificuldades de locomoção, não? #vergonhaalheia

Sinto muita inveja dos nova-iorquinos. Eles transformaram uma linha férrea desativada em área de lazer, a High Line. Por que aqui não foi preservado o “pedaço” com a melhor vista para ser uma área verde? Ou por que não fazer o “Veículo Leve Sobre Trilhos” aproveitando a estrutura do viaduto e também a vista? cri… cri… cri…

Algumas fotos do viaduto quando estive no MAR – Museu de Arte do Rio –  em outubro de 2013:

MAR e viaduto da perimetral ao fundo

viaduto-da-perimetral-visto-do-MAR-rio-de-janeiro SAM_4548

viaduto-da-perimetral-visto-do-MAR-rio-de-janeiro SAM_4550

Para quem não conhece o Rio, ao fundo – na altura da marca d’agua – está a Ponte Rio-Niterói.

Adeus Viaduto da Perimetral. Sentirei saudade da vista relaxante que você me proporcionou por muitos anos.  Você merecia um final mais digno que preservasse a sua importância para a história da urbanizacão do Rio de Janeiro. Lamento que a justificativa que rejeitou a sua estética o tenha condenado a desaparecer.

 

Anúncios

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Eda Puertas
    nov 24, 2013 @ 08:28:32

    Estou muito triste com a demolição. Não só pelo desperdício do dinheiro público, mas também porque a Perimetral faz parte da minha história. Estudei no Fundão (UFRJ) e era meu caminho de ida e volta todos os dias. Como vc diz, era muito relaxante passar olhando a Baía de Guanabara e, principalmente, a bela Ilha Fiscal. Sempre fui fascinada por ela, com seu castelo verde pistache, onde foi realizado o último baile do Império. Adorei o post. Snif, snif… Bjs

    Responder

    • esmaltesempre
      nov 25, 2013 @ 11:07:56

      Agora toda a vista será “loteada” entre os novos espigões que pretendem enfiar ali. 😦 O que era de todos será apenas de alguns. Engraçado é o argumento que vamos “ver coisas” que estavam encobertas pelo viaduto. Ver os armazéns abandonados pelo governo até a demolição? Porque a justificativa de que o culpado da degradação da área é o viaduto não convence nem uma criança de 3 anos.

      Bjsss.

      Responder

  2. Pri
    nov 24, 2013 @ 10:11:24

    Oi Lizzie,
    Fico triste de ver estas alterações na paisagem urbana, feitas sem o devido debate com a população. Pelo que li no seu post, é bem visível a queda na qualidade de vida das pessoas. Aqui na região de Campinas o governo está ampliando rodovias, com vistas a melhorar o transporte durante os futuros eventos esportivos, e destruindo paisagens, árvores, cursos d´água e pedreiras lindas. E, com isso, destruindo a qualidade de vida de quem passa ou mora próximo a estes lugares. É revoltante.
    Bjs

    Responder

    • esmaltesempre
      nov 25, 2013 @ 13:10:27

      A continuidade do projeto inclui espigões comerciais e residenciais. Imagina a quantidade de carros que irão circular a mais no local. Ao invés de usaram o túnel para fazer o metrô – que tiraria carros das ruas – e modernizar de fato a cidade extendendo-o até o aeroporto internacional pensaram totalmente ao contrário. A tão martelada “modernização” baseada no transporte individual é muito coerente. #soqnão
      Esse viaduto nas horas de menor movimento permitia ir do Aeroporto Santos Dumont – que às vezes fecha por causa da neblina – ao Aeroporto do Galeão em somente 13 minutos. Quando tem nevoeiro as empresas transferem os passageiros em ônibus. Sem essa via expressa os passageiros ficarão “entulhados” no Santos Dumont dependendo de quando o tempo melhorará para viajarem. Genial e “tranquilo” as consequências né, Pri?
      Que chato vc estar vivendo algo parecido. E natureza destruída não tem volta. 😦

      Bjsss.

      Responder

      • Pri
        nov 25, 2013 @ 13:46:06

        Lizzie,
        Você chamou a atenção para algo fundamental: no caso da minha cidade e da sua, o que está em pauta são projetos que beneficiam o transporte individual e não o transporte coletivo; que beneficiam a indústria automobilística, a produção de combustíveis fósseis ao invés de pensar em alternativas mais ecossustentáveis. Quem paga o “pato” somos todos nós.
        Bjs

      • esmaltesempre
        nov 25, 2013 @ 23:23:03

        Aqui o que dá certo acaba sendo esquecido, né? Até hoje Pri não consegui descobrir o porquê do país não dar um jeito no preço do álcool para diminuir a dependência do petróleo. Lá fora os gringos ficavam de queixo caído ao saberem que nossos carros são flex. Tenho verdadeiro ódio dessas caminhonetes gigantes movidas à diesel, que é altamente poluidor. Motores à diesel poluem mais de 80% do que motores à álcool. Mas ainda tem gente “que se acha” por ter um monstro poluidor desse. Esquece que não tem como poluir somente o ar que os outros respiram. #prontofalei
        Se pensar demais nas incoerências nacionais deprimo… kkk

        Bjsss.

  3. lucianaalbernoz
    nov 24, 2013 @ 15:23:39

    Triste mesmo isso 😦
    Sou apaixonada pela vista da Baía, sempre que passo pela Ponte fico viajando… Aguardemos as notícias resultadas desse plano mirabolante do governo…. Sem mais.

    Responder

  4. Barbara
    nov 24, 2013 @ 23:29:42

    Lamentável…… 😦 o pior de tudo é perder uma vista linda dessas que nem terei a chance de conhecer…..e o desperdício de dinheiro publico ….. 😦 !!!!!! Beijossss

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos