Sexta Perfumada #1–Aumentando a Fixação dos Perfumes

A nova coluna Sexta Perfumada não terá intervalo fixo. Poderá ser toda semana, uma vez no mês, etc… Mas terá dia certo para “aparecer” no blog. Sempre às sextas.

O que seria a fixação de um perfume? Seria o tempo que ele permanece exalando na pele. E vários fatores influenciam isso. O primeiro seria a concentração de essência no perfume. Ou em quanto  de álcool e água a essência foi diluída. Explicando de uma forma simples: quanto mais diluída a essência mais rápida a evaporação do perfume e assim menor a fixação. Então a classificação seria:

Perfume – 18% a 30% de concentração de essência – mais de 12 horas de fixação
Eau de Parfum – 15% a 20% de concentração de essência – entre 10 a 12 horas de fixação
Eau de Toilette – 5% a 15% de concentração de essência – entre 5 e 10 horas de fixação
Body Splash ou Colônias – 3% a 5% de concentração de essência – entre 3 e 6 horas de fixação

Mas dependendo da matéria-prima utilizada e da combinação entre elas a fixação também pode ser modificada. As notas de madeiras intensas e resinas como o âmbar tendem a ficar mais tempo na pele. Suas móleculas são maiores e por isso demoram mais a evaporar. Perfumes orientais amadeirados – Oi Shalimar Guerlain… Estou olhando para vc…  –  geralmente possuem fixação de oito horas ou mais.

Mas pode acontecer de um eau de parfum fixar menos que um eau de toilette? Pode sim e aí depende da pele. Acontece comigo com o Elie Saab Le Parfum. Testei os dois e o eau de parfum fixa menos do que o eau de toilette. Estou “de namoro”, quase “pedindo em casamento” o segundo. Mas só se encontrar um oferta legal pois o cheiroso é caaaro. mimimi

O clima pode ajudar ou atrapalhar a fixação. No calor transpiramos mais e com isso diminui a fixação. E nossas “temperaturas amenas” são quentes comparadas com as temperaturas da Europa e EUA. Por isso os perfumes fabricados para países mais frios se “comportam” diferente quando não são usados no inverno. Trabalhar em um ambiente refrigerado obviamente aumenta a fixação já que transpiramos menos.

Escolher os lugares “certos” do corpo ajuda a fixar o perfume – assunto para outro post. Assim como o tipo de pele. Peles oleosas “seguram” por mais tempo – caso da minha pele. Nas peles mais secas o perfume evapora muito rápido, diminuíndo assim a fixação.

Quais os truques então para aumentar a fixação? Hidratar a área onde o perfume será aplicado. Pode ser com um hidratante com a mesma fragrância ou com um sem perfume. Um truque que ainda não testei mas aprendi com uma amiga gringa é usar vaselina. Um “pontinho” bem espalhado onde usará o perfume. Outro truque é aplicar o perfume também nas roupas. Não faço isso com “medinho” de mancha-las mas tenho amigas que fazem. É importante afastar bem o vidro para o spray não ficar concentrado em um só ponto e assim manchar a roupa. Usar um sabonete com a mesma fragrância também ajuda. Lembrando que não há milagre que transforme a fixação de um body splash em um eau de parfum.

Espero que vcs tenham curtido o post. Não sou especialista em perfumes mas acho válido dividir com vcs a minha experiência. Se souberem de algum truque para aumentar a fixação dos perfumes deixem nos comentários. Estamos aqui também para aprender, né?

Quase esqueci. Algumas pessoas podem discordar, de acordo com o que já vi por aê. Mas para mim um  perfume de qualidade tem sim que fixar na pele. É uma frustração enorme usar, por exemplo, um eau de parfum que não fixa ao menos por oito horas.

Perfume do Dia: First Van Cleef & Arpels

 

perfume-first-van-cleef-e-arpels SAM_6234

7 Comentários (+adicionar seu?)

  1. edapuertas
    nov 07, 2015 @ 14:30:43

    Oba! Papo sobre perfumes sempre me agrada. É minha segunda paixão depois dos esmaltes.
    Não sei se tenho “pele boa” para fixar perfumes. Acho que sim, mas, como tenho preferência pelos “florientais”, deve ser por causa disso. Adorei a “sexta perfumada”. Bjs

    Responder

    • esmaltesempre
      nov 08, 2015 @ 22:44:31

      Tudo culpa sua… Hihihi A ideia veio a partir do seu pedido para um post com os perfumes preferidos. 😉
      Os “florientais” realmente fixam bem.
      Comigo é que nem esmalte. Difícil os perfumes não fixarem. “Grudam até no osso” os melhores, ficando às vezes por mais de 24hs. Mas esses são antigos, pq tem uma legislação que de uns anos para cá limitou o uso dos componentes que fixam melhor. #o mundo está ficando mimizento D+

      Bjsss.

      Responder

  2. lucianaalbernoz
    nov 07, 2015 @ 20:02:06

    Adorei a seção nova!!! Aprendi bastante com seu post, obrigada pela aula 😉

    Responder

  3. Barbara
    nov 09, 2015 @ 23:30:33

    Amei a nova coluna é um assunto que gosto muito,apesar da rinite alérgica me incomodar muito ,mas por incrível que pareça perfume não me irrita tanto 😉 !!!! Beijoss

    Responder

  4. Trackback: Sexta Perfumada #2: Pequeno Dicionário sobre Perfumes | Esmalte Sempre

Deixe um comentário

Arquivos