Torcida Animada

Hoje não tem nem esmaltes nem perfumes. Mas tem Olimpíadas Rio 2016. Estou aqui para falar da torcida animada na prova de ontem do salto com vara onde o brasileiro Thiago Braz da Silva ganhou a medalha de ouro. O francês Renaud Lavillenie, favorito mas que ganhou a medalha de prata, fez duras críticas ao comportamento da torcida que o vaiou parte da competição. Pois é… foi na última etapa da competição pois ele parece ter esquecido que enquanto era o favorito a torcida o incentivou. Somente quando a disputa ficou entre ele e o brasileiro houve vaia.

Talvez ele desconheça um dos significados de animada: que tem alma. E o que seria de uma competição sem alma? Sim porque o atleta é o corpo que vence os limites inimagináveis e a torcida é a alma que movimenta – anima – o espetáculo. Já pensaram que triste uma competição sem alma? Uma arquibancada vazia, sem torcida? Somente atletas e juízes nas arenas e estádios? É meu caro francês… somos um país jovem perto do seu e por isso mesmo estamos aprendendo. Mas somos jovens e adultos, não crianças que precisam de um menu sobre como se comportar durante as competições.

Não é bonito vaiar o atleta. Assim como não é bonito empurrar a adversária na hora da chegada da natação como sua conterrânea fez. Não é bonito não cumprimentar o vencedor da prova como você fez. Sabe o que é bonito? Não é reclamar da falta de fairplay da torcida. É ter fairplay  e comemorar a medalha de bronze como se fosse de ouro. É comemorar fazendo aviãozinho com a torcida ainda que a medalha de ouro tenha sido tirada do atleta por um irresponsável como ocorreu na maratona em Atenas/2004. Tá vendo só? Um brasileiro de alma jovem ganhou   – e comemorou com animação – a medalha de bronze ao invés da merecida medalha de ouro e é a representação do espírito olímpico. É meu caro francês… A medalha Pierre de Coubertin – mais um conterrâneo seu – faz companhia à medalha de bronze no peito de Vanderley Cordeiro de Lima. Isso é bonito, não concorda comigo?

Não… Péra… Tem esmalte sim! Essa mani está explicadinha aqui. Até quinta Gentchi!

Unhas Verde e Amarela

Anúncios

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. edapuertas
    ago 16, 2016 @ 10:12:36

    Perdi o espetáculo de ontem. Concordo com vc a respeito do mau humor e falta de esportividade do francês. Mas vários atletas e jornalistas estrangeiros comentaram a inadequação da torcida brasileira, carente de educação, em todos os sentidos da palavra. Bjs

    Responder

    • esmaltesempre
      ago 16, 2016 @ 14:54:12

      Assisti tudo. Foi inesquecível a garra do Thiago pulando uma altura que ele nunca havia tentado. Somente seis homens atingiram essa marca no mundo.
      O problema é que a imprensa internacional destaca o negativo. Não elogia o acolhimento da torcida aos atletas que tem sido bem constante. 😉
      Vi uma vaia no hipismo muito merecida. O holandês chicoteou com raiva quatro vezes o cavalo por ele ter se negado a pular o obstáculo. No restante da competição se mantiveram em silêncio aplaudindo somente ao final da apresentação de cada conjunto.

      Bjsss.

      Responder

  2. lucianaalbernoz
    ago 17, 2016 @ 21:17:09

    Achei absurdas as declarações desse atleta. Atitude lamentável de um mau perdedor. Também assisti à disputa do salto com vara e fiquei muito feliz com a vitória do Thiago Braz, super merecedor de sua conquista.

    Responder

    • esmaltesempre
      ago 19, 2016 @ 19:15:35

      Ele continua “sem entender” porque foi vaiado na entrega da medalha. Chamou os brasileiros de nazistas e queria palmas? Ah… Por favor…
      Tão fofo o Thiago depois vendo o salto na tv e achando que foi muito alto. 🙂

      Bjsss.

      Responder

  3. Barbara
    ago 17, 2016 @ 22:23:36

    Amei sua resenha belas palavras, choro de perdedor é cruel … todos da mídia internacional esquecem o calor humano e acolhimento do Brasileiro …Merecida a medalha do tiago brás !!!! E mani tá linda bem alegre amei !!! beijosss

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: