Voltei Braseeel!

Oi Gentchi! Que saudade desse cantinho! Aproveitei muito a viagem e até curti um dia de neve. Um só é diversão e ainda bem que não foi no início mas já na véspera da volta. Logo no primeiro hotel lembrei muito de vocês. Olha o que tinha dentro do armário:

tabua-de-passar IMG_0460

Pois é… Se tivesse uma roupa amassada dava para dar um jeito. Hihihi Lembram do post que falei que não era uma boa ideia levar roupa que amassa, né? Mas em Praga não teria problema.

Conhecemos muitos lugares interessantes, comemos comidas diferentes e também fizemos umas poucas comprinhas. Com euro não dá para se jogar nas compras. Mas mesmo assim encontrei alguns esmaltinhos que valeram a pena já que a República Tcheca e a Hungria usam suas próprias moedas. Na Áustria os preços eram um pouquinho maiores por serem em euro.

imagem-menino-jesus-de-praga IMG_0499

Só por ter ido à Igreja Nossa Senhora da Vitória, onde fica o Menino Jesus de Praga, já valeria a viagem. Muito interessante ver no museu dedicado às roupinhas doadas para ele o destaque da roupa doada pelo escritor Paulo Coelho. É uma tradição as pessoas doarem roupinhas  – a imagem mede 45 cm – como forma de agradecimento. Tem um museu na própria igreja com algumas delas. O acervo conta com mais de 300 mas só algumas ficam expostas. Ao longo do ano a roupinha dele é trocada de acordo com a época litúrgica. Branco para a Páscoa e Natal, Vermelho para Semana Santa,  Pentecostes e Exaltação da Santa Cruz; Roxo para Quaresma e Advento; Verde para o Tempo Comum. A roupinha doada pelo Paulo Coelho é vermelha:

roupa-do-menino-jesus-doada-por-paulo-coelho IMG_0540

Nesta mesma igreja tem um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Só descobri durante a visita. E pesquisando depois aprendi que ela foi entronizada – “posta no altar” – em setembro de 2007.

nossa-senhora-aparecida-em-praga IMG_0531

Depois “da aula de religião católica” vamos às unhas. Infelizmente quebrei a unha do dedo médio da mão “das fotos do blog”. De fato depois de tanto arrumar e desarrumar mala já esperava por isso. Mas claro que não seria na outra mão, né? Deixei algumas fotos arquivadas antes de viajar por isso terá sim esmaltes no blog. Só vai demorar um pouquinho para mostrar os amiguinhos gringos que chegaram para a colê.

Como foi a Páscoa de vocês? Só chocolate ou esmaltinhos também?

Anúncios

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. lucianaalbernoz
    abr 24, 2017 @ 11:18:28

    Que legal essa tradição de doar roupinhas, eu não conhecia! E que prática essa tábua estratégica no quarto hein! Salvação de muitos, com certeza!!! Curiosa para ver seus vidrinhos lindos e importados novos ❤
    Minha Páscoa foi só gorducha mesmo rsrs
    Beijos Lizzie, vc fez falta 😉

    Responder

  2. edapuertas
    abr 25, 2017 @ 09:27:20

    Seja bem vinda! Não sabia da tradição das roupinhas mas minha mãe, devota de São. Cosme e São Damião, todo ano fazia roupas novas para eles e estreava no 27 de setembro. Quanta saudade dela… bjs

    Responder

  3. Nina
    abr 25, 2017 @ 10:09:05

    Muito bom 😊 ter vc de volta 😘

    Responder

  4. Barbara
    abr 25, 2017 @ 23:32:10

    Feliz por sua volta ,e quantas novidades ….. muito bom saber a tradição das roupinhas não conhecia,vejo q aproveitou e muito a viagem 😉 ,curiosa pelos esmaltinhos!!!! Beijosss

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: